Tallinn – Tempo de permanência, hotel, restaurantes, programas faltantes…

Para concluir as postagens sobre a capital estoniana, convém informar que também fomos conhecer o Museu da Cidade de Tallinn (Linnamuuseum) como alternativa, eis que fica aberto às segundas-feiras. Ele é marcado como Top Sight no guia Lonely Planet, mas… sei lá: zzzzzZZZZZZZzzzzzzz…

Eu o considero um museu mais para ir com crianças. Principalmente se você já está habituado a viagens à Europa e viu diversas vezes as mesmas coisas: ferramentas de trabalho medievais, armas antigas, móveis… O que mais vale à pena é a sala do andar térreo, que tem uma maquete da Cidade Velha e onde é passado um vídeo, que deve durar uns 8 minutos, sobre a evolução da cidade. As fotos durante a II Guerra Mundial são impressionantes. Longe de ser imperdível.

Em Tallinn, eu não perderia o Museu Igreja de São Nicolau, o Museu Viru & KGB e o Museu das Ocupações (dizem que o Kadriog é bem legal, mas, como não visitei, não tenho como emitir a minha opinião).

Custo de vida – Tallinn é uma cidade mais cara do que Riga, mas sensivelmente mais barata do que Moscou, São Petersburgo, Rio de Janeiro ou São Paulo. Os jantares saíam por volta de 35-40 € por pessoa, em lugares badalados.

Tempo de permanência – Permanecemos um dia e meio em Tallinn e foi o suficiente para rodarmos a cidade toda e ainda retornarmos a alguns locais.

Hotel – Nós ficamos no Hotel l’Ermitage – recomendo, se algum dia retornar a Tallinn, não hesitaria em ficar nele: a relação qualidade / preço foi muito boa e deve ser mais calmo e de melhor acessibilidade do que ficar dentro da Cidade Velha.

Restaurantes – é importante notar que, na Estônia, a rua é identificada apenas pelo nome próprio, sem necessidade de se especificar, na maioria das vezes, se é uma rua, uma alameda, uma avenida… Ou seja, ao invés de indicar Rua X, nos mapas e nas placas de sinalização da cidade, está escrito apenas X.

A principal rua da Cidade Velha é a Vene, por lá você encontra de tudo, desde estabelecimentos visivelmente turísticos a restaurantes mais locais. Dessa vez, não fomos pegos em nenhuma armadilha.

Pelo que li nos guias, a comida da Estônia era baseada em embutidos, feitos com sangue de animal (como morcelas), o que me deu engulhos antecipados. Pensei que fosse comer muito mal por lá. Não foi o que aconteceu, tirando os dois cafés que fomos, as sugestões de restaurantes foram dadas pela gentilíssima moça que trabalha na recepção do hotel e não precisei comer nenhuma “comida de guerra”.

Quando viajo, sempre dou preferência à culinária local, então, salvo se estiver com alguma crise de abstinência, ou se a comida típica for muito estranha, ou se for a alguma cidade em que já fui diversas vezes (ou, talvez, os EUA), jamais vocês irão ver eu indicar um restaurante italiano para evitar surpresas. Se for fazer o gênero play safe, juro que prefiro ir ao McDonald’s.

1) Ribe – fica na Vene, 7 – No Tripadvisor está marcado como cozinha francesa, mas nos foi indicado como estoniana. Eu comi cordeiro. Não é que estava bom. Estava MUITO bom. O ambiente é todo requintado e, apesar do horário não tão cedo (por volta das 21:00 em um domingo), o restaurante tinha muito poucas mesas ocupadas (fomos num período realmente off season), mas, se você for mais para o meio de maio, já no fim da primavera entrando no verão, reservas devem ser necessárias.

2) AED – fica na Rataskaevu, 8 – em princípio, era a opção escolhida para o dia anterior, mas estava lotado quando passamos e por isso retornamos no dia seguinte (um americano que fez conosco a visita do Hotel Viru, havia nos visto no dia anterior na porta do restaurante e nos reconheceu no museu, recomendou bastante que voltássemos). Comida estoniana feita com ingredientes orgânicos, tem várias opções para veganos. Confesso que não me recordo o que comi, mas gostei, apesar de ter preferido o RIBE.

3) C’est la Vie –  fica na Suur-Karja tn, 5 – comi uma charlotte de amoras que estava divina e tomei um capuccino. A decoração lembra a de um cabaret parisiense na Belle Époque. Charmant!

Compras

Pelo que pude perceber ao circular pela cidade, Tallinn tem tradição na confecção de peças de vidro. Eu acabei comprando dois objetos feitos pela artista Viivi-Ann Keerdo, cujo atelier fica situado na rua (linda, por sinal) que passa por trás do Convento de Santa Catarina, margeando as muralhas, que tem entrada pela Vene.

Peças de vidro fabricadas pela Viivi-Ann Keerdo, Tallinn

Peças de vidro fabricadas pela Viivi-Ann Keerdo, Tallinn

Programas faltantes

Em Tallinn propriamente dita, eu só senti falta de ir ao Museu Kadriog e de entrar no lobby do prédio da Prefeitura.

Sobre andrerj75

Eu me chamo André. Sou morador do Rio de Janeiro. Desde pequeno, fui acostumado a viajar com os meus pais para países diferentes e a apreciar as mais diversas expressões artísticas e culturais, o que mantive de bom grado já adulto. Também, desde pequeno, ganhei um fascínio pelo estudo de História, que se acirrou à medida que os anos foram passando. Nesse contexto, sou frequentemente abordado por amigos e por conhecidos - às vezes até por pessoas estranhas - pedindo dicas de viagens e solicitando que eu tente organizar pequenos roteiros para ajudá-los em suas férias. Resolvi unir o útil ao agradável e dei início a este blog. Escreverei sobre as minhas viagens na tentativa de passar as minhas impressões sobre os lugares que conheci. Na medida do possível, darei dicas de hotéis, de restaurantes e de lugares para passear. Não tenho qualquer compromisso com a cronologia, escreverei sobre o que der vontade. Agradeço a participação de todos!
Esse post foi publicado em Compras, Dicas de Viagens, Hotel, Museus, Restaurantes e marcado , , , . Guardar link permanente.

Você gostou? Quer acrescentar alguma informação? Deixe um comentário.

